4 de jun. de 2012

Curiosidades de países : Espanha


1. A Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental depois da França. Além do território situado entre a Andorra, França e Portugal, o território espanhol também inclui Gibraltar e Ilhas Canárias, além de duas cidades autônomas no Norte da África chamadas Melila e Ceuta. 


imagem



2. A língua oficial é o espanhol, mas há outras línguas com o estatuto de co-oficiais. São elas: o catalão, o galego, o basco, o aranês e o valenciano. 


3. Em 1580, Portugal e Espanha ficaram numa situação interessante. D. Sebastião, rei de Portugal, sem herdeiros, fez a maior estupidez da história ( é considerado o pior rei de Portugal ), partiu para a batalha de Alcácer-Quibir ( Marrocos ), não só perdemos a batalha, como ele morreu por lá. O parente mais próximo era D. Filipe II de Espanha. Ou seja, Portugal foi governado pelo rei de Espanha durante 3 gerações.
( nota: Portugal manteve a sua independência, ele não se tornou território espanhol ) 


imagem

(Este sujeito é o D. Filipe II de Espanha, I de Portugal) 


4. Nas cidades do interior, é comum no horário do almoço encontrar o comércio local fechado por um período médio de duas horas, é a siesta. Os nativos têm o hábito de dormir após a refeição. Eles vão para casa, vestem seus pijamas, ligam o despertador e dormem por pelo menos uma hora e então retornam as suas atividades. 
imagem



5. O "Dia de Reis" ( 06 de janeiro, feriado nacional ) é mais importante que o Natal para as crianças espanholas. Há desfiles pelas cidades com os Reis Magos vistos por milhares de crianças que esperam ansiosas seus presentes ( ou carvão, caso tenham se comportado mal ). As crianças esperam que os Reis Magos levem os presentes à casa e deixam pratos com comida para os reis e água para os camelos, para que possam descansar um pouco depois da longa viagem. 

imagem



6. Ainda nessa data, a comida tradicional é a Rosca dos Reis Magos, preparada com frutas cristalizadas e um brinquedo escondido no meio da massa. 
imagem



7. Uma das mais estranhas festas espanholas é a Correfoc. Nela, algumas pessoas se fantasiam de diabos e começam a dançar segurando fogos de artifício. 


imagem



8. A culinária varia de região para região, mas se há algo que todas tem em comum é o alto consumo de azeite ( produto típico da cozinha do Mediterrâneo ). 



9. Na Espanha os filmes são todos dublados, e ver os filmes com legendas é uma exceção. Os filmes são vistos dublados não só na tv, mas também nocinema e na tv a cabo. 
imagem



10. A tradição mais polêmica de toda a cultura espanhola é a Tourada. A tourada é assistida por um presidente, homem que ao final do duelo decide se o toureiro fez um bom espetáculo e se merece ganhar os "troféus" da disputa, que são as orelhas e a cauda do touro. 

imagem



11. A maior parte do território espanhol foi domínio árabe-muçulmano durante 750 anos. Os árabes chamavam a região de Al-Andaluz. O domínio durou até 1492, quando os reis Isabel de Castela e Fernando de Aragão expulsaram os últimos muçulmanos da Espanha. Esta campanha ficou conhecida como "reconquista". Portugal já tinha acabado a sua "reconquista" 200 anos antes. 
imagem



12. Descobridores da América do Norte, os espanhóis fundaram colônias em quase todo o continente. Entre essas colônias estão alguns estados pertencentes atualmente aos Estados Unidos, como Califórnia, Texas, Nevada, Novo México e Utah.
( vale lembrar que os vikings já tinham descoberto América antes dos espanhóis ) 

imagem



13. Vocês sabem porque é que os índios se chamam índios? Nunca repararam que índio é parecido com o nome Índia? Bem, todos sabem que Portugal descobriu o caminho marítimo para a Índia. A Espanha pensou que se fosse em linha reta em direção Oeste, podia ir dar à Índia. Quando Cristovão Colombo descobriu a América do Norte, ele pensou que os indígenas eram indianos. Então chamou-os índios.
( nota: A Espanha estava a jogar no escuro, eles não faziam ideia como era Índia, apenas sabiam que Portugal estava a ficar muito rico com a sua descoberta ) 


imagem





Significado da bandeira:
imagem


A cor vermelha, predominante na bandeira da Espanha, representa a conquista, a valentia e a alegria. Já a cor amarela simboliza o ouro ( riquezas da Espanha ).

O brasão de armas de Espanha é uma composição de outros seis brasões:
O primeiro quarto, de Castela: uma torre de três torreões a dourado, aclarado a azul, com contorno negro;
O segundo quarto, de Leão: de fundo cor de prata, com um leão (por vezes a púrpura) de coroa dourada, linguado e unhado;
O terceiro quarto, de Aragão: A dourado, com quatro listas vermelhas;
O quarto quarto, de Navarra: Fundo vermelho, com correntes interligadas a dourado dispostas em cruz, a partir do centro, onde consta uma esmeralda;
Na base, de Granada: de fundo de prata, uma romã, com duas folhas a verde.
Acompanhado por duas colunas de prata, base e capitel a ouro, sobre ondas de azul e prata, superadas pela coroa imperial à direita e pela coroa real à esquerda, ambas em ouro e, rodeadas por uma fita vermelha com letras a ouro, à direita "Plus" e à esquerda "Ultra". As duas colunas represemtam os Pilares de Hércules, que são os promontórios (Gibraltar e Ceuta) dos dois lados do extremo oeste do estreito de Gibraltar. No topo, a Coroa Real de Aragão fechada, que é um círculo em ouro, cravado de pedras preciosas, e é forrada a vermelho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário